terça-feira, 19 de julho de 2011

Indicação: Via Rápida - Programa de Qualificação Profissional

Acesse: http://www.viarapida.sp.gov.br/Default.aspx

O que é?

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.

As aulas também serão realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).

Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. A previsão é atender 30 mil pessoas até o final do segundo semestre de 2011.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.

CADASTRE-SE

Veja como é fácil participar do Via Rápida Emprego. O primeiro passo é fazer a sua inscrição clicando no botão “INSCREVA-SE”, localizado no alto de todas as páginas do nosso site. Lá, você encontra um formulário, que deve ser preenchido com os seus dados pessoais, e uma relação com todos os cursos oferecidos pelo programa. Faça a sua escolha, envie o pedido de inscrição pelo próprio site e pronto. É só aguardar ser chamado para começar o seu curso de qualificação.
 
AVALIAÇÃO
As informações da sua ficha de inscrição serão analisadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para verificar se seu perfil possui os requisitos necessários e para aplicação dos critérios de seleção. Quando as vagas estiverem disponíveis, você poderá ser chamado para o início do curso escolhido.
 
FIQUE SABENDO
Os candidatos selecionados serão informados por meio de carta enviada pelos Correios. Nos cursos onde o número de vagas for inferior ao número de candidatos, serão utilizados critérios sócioeconômicos para a definição dos selecionados. Neste caso, terão prioridade na realização dos cursos os candidatos com maior idade, baixa escolaridade e que possuam renda mais baixa.

Preste atenção aos requisitos para inscrição:                       

Possuir idade mínima de 16 anos
Ser alfabetizado
Residir no Estado de São Paulo

Conheça os critérios de preferência que serão utilizados na seleção dos candidatos:

Desempregado
Candidatos com maior idade
Candidatos com menor escolaridade
Mulheres arrimo de família
Candidatos com menor renda

As informações de todos os candidatos ficarão armazenadas em um banco de dados. Os candidatos poderão ser chamados a qualquer momento desde que existam vagas disponíveis em sua região.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.