terça-feira, 19 de julho de 2011

Promoção Social de Americana mobiliza empresas para colocação de pessoas com deficiência

A secretaria de Promoção Social, por meio da Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem mobilizado diversas empresas para a colocação no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Em Americana, já se prontificaram a participar do projeto 43 empresas, uma conquista muito grande para o município, mas uma ação que precisa ser melhor articulada no país, na opinião da diretora e psicóloga Elizabeth Fritzsons da Silva.

“A empregabilidade da população com deficiência em idade de trabalhar ainda precisa ser melhor articulada em nosso país. De um lado, temos empresas terceirizando a captação de mão de obra, obrigadas a contratar para cumprir a lei de cotas, e sem amparo técnico quanto à preparação da equipe para o acolhimento e integração, ou para adaptação da pessoa à função e financiamento para eventual tecnologia assistiva. Do outro lado, temos pessoas a quem faltou tratamento fisioterápico e/ou próteses e/ou órteses que permitissem a locomoção para as escolas ainda despreparadas para  a inclusão e apoio pedagógico especial para cada deficiência. O resultado é uma população despreparada, via de regra para a convivência social e produtividade”.

Procurando ser um elo entre a pessoa com deficiência e empresas do  município, a Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência organiza de forma contínua um banco de nomes de empresas parceiras e coleta sistemática de fichas cadastrais de pessoas com deficiência via e-mail ou correio, conectando ambas as partes regularmente, buscando a empregabilidade de forma contínua.

A Unidade está à disposição para o recebimento de currículos no e-mail uadpd@americana.sp.gov.br (serviço exclusivo para pessoas com deficiência e residentes na região de Americana-SP). Os interessados em acompanhar mais ações podem se informar no blog: Misture Tudo: Pessoas Diferentes + Pessoas Capazes de Ações Eficientes + Pessoas com Deficiência http://diferenteeficientedeficiente.blogspot.com e pelo Twitter: @uadpd

Matéria escrita por:
Daniela Alves - MTb 23611 - 15\7\2011 (Imprensa da Prefeitura Municipal de Americana)

Matéria disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.