terça-feira, 26 de julho de 2011

Serviços realizados e oferecidos pela Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência

CADASTRO DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Disponibilizamos e recebemos desde fevereiro/2011 ficha cadastral on-line devidamente preenchida por e-mail, por correio ou ainda efetuamos o preenchimento por telefone. O projeto é gerar banco de elaboração contínua com dados da pessoa com deficiência para orientação do trabalho técnico e delimitar linhas de necessidades para estruturar políticas públicas.

SENSIBILIZAÇÂO DE TODOS PARA COM A POPULAÇÃO COM DEFICIÊNCIA
Entrevistamos pessoas com deficiência, pessoa com ações de ajuda ou enfrentamento de deficiência efetiva, gerando matéria publicada em jornal local semanalmente, como colaboração fixa. Já foram publicados oitenta artigos e estão em listagem descritiva na internet (www.unika.com.br, www.ciesp.com.br/americana e www.diferenteeficientedeficiente.blogspot.com.br)
Estamos disponíveis para toda a comunidade, para contatos e palestras técnicas informativas sobre as causas e ações possíveis quanto à deficiência, para qualquer grupo etário, com qualquer nível escolar. Já atendemos desde grupos de pessoas com deficiência até universitários.

CAPACITAÇÂO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Em 2010 a Unidade promoveu juntamente com a escola SENAI de Americana quatro cursos profissionalizantes e inteiramente gratuitos para pessoas com diferentes deficiências, cada um com aproximadamente 20 alunos. Os cursos foram serigrafia, entalhe em madeira, informática básica e telemarketing para deficientes visuais e físicos
Em 2011 a escola SESI já promoveu um curso “Alimente-se bem”, no mês de maio específico e gratuito para turma de aproximadamente 20 deficientes visuais, com resultado tão expressivo que os alunos requisitaram mais um e dado a ótima recepção e integração desta turma a experiência será repetida, em agosto, agora de forma amplamente inclusiva, pois será turma mista, com pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.

BUSCA DE EMPREGO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Desde seu início a Unidade constrói parcerias com empresas localizadas no município e região, organizando um cadastro. Coletamos e enviamos os currículos de pessoas com deficiência que buscam emprego, de forma contínua, e contamos hoje com quarenta e quatro empresas parceiras e dezessete pessoas já contratadas desde que o envio foi sistematizado, em fevereiro de 2011.

ORGANIZAÇÂO SISTEMÀTICA DE INFORMAÇÔES OPORTUNAS SOBRE DEFICIÊNCIAS
Organizamos e disponibilizamos a partir do mês de julho um BLOG para esclarecimentos voltados à pessoa com deficiência e para pessoas e instituições que as atendem. O conteúdo assinala novas ações e leis, disponibiliza cartilhas e endereços de
 sites específicos, material jornalístico e as entrevistas acima mencionadas, em rede social da Internet. O objetivo é informar e ajudar a construir identidade cívica da pessoa com deficiência.

ARTICULAÇÂO DE PODER PÙBLICO, ESTUDANTES E COMUNIDADE
A Unidade recebeu convite para participação do Terceiro Torneio SESI-SP de Robótica, como consultora e informante, pois uma das turmas escolheu elaborar projeto que atenda pessoa com deficiência visual para acessar ônibus urbano. A ação se estende por todo o segundo semestre do ano, com o objetivo de competir com demais equipes de todo estado de São Paulo e também oportunizar este resultado para o poder público (Gabinete do Prefeito, Câmara Municipal, Mídia e Empresas de Viação do Município).


PREFEITURA MUNICIPAL DE AMERICANA
UNIDADE DE ATENÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Secretaria de Promoção Social
Rua Fortunato Faraone nº 295 - Chac Girassol (Próx. ao Teatro Municipal)
F: (19) 3475-3400 – Ramal 3403 / Celular: (19) 9765-9597

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.