sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sobre o LianeTTS

Definição
O LianeTTS é um aplicativo (compilador) que analisa texto e o traduz em texto compilado no formato de difones (.pho) para processamento e síntese de voz pelo sistema mbrola (sintetizador de voz baseado na concatenação de difones). O LianeTTS é uma aplicação software livre, que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes computadores por deficientes visuais.
Pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema Speech Dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações clientes (programas que disponibilizam texto para a conversão) e softwares sintetizadores (programas que de fato são capazes de converter texto para fala).

Motivação
A recente disseminação do conceito de software livre e a consequente determinação do Governo Federal pela sua adoção resultou na necessidade de obter soluções tecnológicas que permitam a inclusão digital dos brasileiros com deficiência visual nesta nova tecnologia. Este é o propósito deste trabalho, o Sintetizador de Voz Liane TTS, que visa ao desenvolvimento de soluções em software livre para serem oferecidas à sociedade.
A atual política do Governo Federal de incentivo à inclusão digital dos cidadãos brasileiros, priorizando a utilização de soluções de TI em plataforma aberta, faz com que o SERPRO possua papel altamente relevante na busca por soluções de acessibilidade para o ambiente operacional Linux.
Estas ferramentas de acessibilidade serão distribuídas a sociedade, podendo tornar-se o principal mecanismo de viabilização econômica de acessibilidade digital para os deficientes visuais brasileiros.

Instaladores e Manuais
Os arquivos abaixo disponíveis para download contem o arquivo de instalação e os manuais de utilização.
Qualquer dúvida basta entrar em contato pelo seguinte e-mail: lianetts@serpro.gov.br

Fonte: Site SERPRO
  
Opinião de Usuário:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Victor Ferrari Franco
Data: 18 de outubro de 2011 21:04
Assunto: RE: Programa para Computador - Download
Para: uadpd.americana@gmail.com
Beth, eu ja instalei ele para o meu pai aqui no computador, na primeira tentaiva foi meio complicado faze-lo funcionar corretamente. Porém consegui, ele funciona muito bem.
Porém o uso do mouse (para as pessoas leigas) ou um alto nivel de conhecimento nos atalhos do teclado se faz nescessario. E outr ponto importante, é que o programa ainda apresenta algumas falhas quando se diz respeito a traduzir o "menu iniciar" ou paginas da internet, e de acordo com o meu pai, a voz que traduz tem uma fala muito pausada e as vezes se torna de dificil compreensão.
No geral, o programa roda muito bem, porque le tudo e qualquer coisa que o mouse passar sobre, ou qualquer botao que o usuario selecione, e outro ponto positivo, é que tudo que o programa faz pode ser configurado da forma que o usuario desejar

Sem mais.
Att.
Victor Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.