sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Software ajuda cego a ler


Correio Braziliense, Carolina Vicentin, 12 de outubro de 2011


Serpro e UFRJ inventam o LianeTTS, um sintetizador de áudio que permite a deficientes visuais navegar na internet e digitar textos


Embora a fala seja uma das formas mais genuínas de comunicação, ela demorou muito tempo para aparecer nos computadores do jeito que é hoje. Isso porque o processamento digital do áudio utiliza uma grande parte da memória das máquinas. Quando elas ficaram mais robustas, a partir da metade da década de 1990, surgiu uma série de produtos e serviços, que beneficiaram todos os usuários. Há uma parte deles, porém, que precisa dessa tecnologia para fazer qualquer coisa em frente ao PC. Os deficientes visuais — quase 1,5 milhão de brasileiros — só entraram para a era digital graças aos sintetizadores de áudio e aos leitores de tela. As atuais opções melhoram a vida desses internautas, mas ainda há muito a ser feito.
O mais novo recurso a entrar para essa lista é o LianeTTS, um sintetizador de áudio desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Basicamente, o software lê, em português do Brasil, o que está escrito em páginas da internet, em documentos de texto e em outros programas que rodam no Linux, sistema operacional aberto. O produto, lançado no fim do mês passado, é o primeiro passo para a configuração de um projeto maior, batizado de Sinal (sigla para Sistema de Interação e Navegação em Linux). “O sintetizador de voz é a primeira etapa do Sinal. Quando o sistema estiver pronto, o usuário cego vai poder navegar na internet, escrever um texto, utilizar jogos e bater papo com seus contatos”, adianta o analista de sistemas Cláudio Dallalana, responsável pelo LianeTTS no Serpro.
Imposto de renda
A ideia dos especialistas do órgão é usar essa tecnologia, primordialmente, para que pessoas com deficiência visual possam fazer a declaração do Imposto de Renda pela internet. Hoje, esses brasileiros só podem acertar as contas com o Fisco se alguém ler os campos a serem preenchidos. “Qualquer cidadão consegue baixar o programa da Receita e resolver essa situação de forma autônoma. Mas o cego não consegue. Queremos resolver o problema até, no máximo, 2013”, diz Dallalana. O Liane TTS também pode ser acoplado a leitores de tela ou programas que rodem em Linux. “Esse sintetizador é o primeiro que roda em plataforma aberta. Há outros gratuitos, mas todos voltados para softwares proprietários”, comenta o presidente do Serpro, Marcos Mazoni.
Para construir o LianeTTS, os analistas do Serpro e os pesquisadores da UFRJ enfrentaram um longo trabalho. “A maneira mais simples de gravação digital é quando um ser humano fala frases e o computador as reproduz, exatamente como um gravador convencional faria”, explica o professor José Antônio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ. “O problema é que, dessa forma, o computador está restrito a um arsenal de palavras pré-gravadas, que, por mais amplo que seja, não é capaz de abranger todas as situações”, diz o especialista. Assim, a alternativa é gravar sons da voz humana e depois organizá-los como em um quebra-cabeça.
Para isso, uma locutora gravou cerca de 4,8 mil palavras, definidas a partir de uma pesquisa sobre a fonética do português. Desse material, foram extraídos 1,3 mil difones (pedaços de som), com os quais é possível reproduzir o idioma falado no Brasil com boa qualidade. Com esse banco de dados, o LianeTTS processa, em tempo real, o que está na tela, segundo uma série de regras da língua falada. Há, ainda, um dicionário de exceções para tratar de termos com pronúncia diferente. “O nome ‘William’, por exemplo, precisa ser traduzido para o sintetizador para ‘Uíliam’”, esclarece o professor Borges. Além disso, como está em uma plataforma aberta, o software permite que o próprio usuário adicione palavras de exceção, de acordo com o seu cotidiano.
Acessibilidade
Outra vantagem do LianeTTS é a gratuidade. “Ele foi produzido para brasileiros e não depende de uma licença proprietária para ser utilizado”, observa a jornalista Lúcia Formighieri, 31 anos. Deficiente visual, Lúcia espera que o sintetizador seja difundido para que ela consiga exercer sua profissão. “Quero chegar em um jornal, por exemplo, e mostrar como eu escrevo. Mas, para isso, preciso de um computador com esse tipo de sistema”, diz. Para o servidor público Edinaldo Miranda, 41 anos, o programa é promissor, mas precisa estar integrado com outros softwares para fazer diferença na vida dos cegos. “É mais um ferramenta que promete nos colocar em pé de igualdade com todos, mas é necessário haver um esforço do governo para isso, inclusive, oferecendo cursos”, sugere.
Um dos principais desafios é em relação ao sistema operacional que sustenta o LianeTTS. Embora seja aberto, o Linux é ainda um bicho de sete cabeças para muitos usuários. Além disso, há muitos sites que não são acessíveis aos deficientes visuais. “Os programadores, por vezes, não imaginam que uma pessoa cega vai usar a página e acabam esquecendo de detalhes essenciais para os sintetizadores e leitores de tela”, afirma Markiano Charan Filho, presidente da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). “Isso já começou a mudar, mas ainda está longe do ideal.”
Arquivos pesados
O tratamento do áudio dentro dos computadores está diretamente ligado à quantidade de memória disponível: cada segundo de informação sonora corresponde a algo entre 20 e 100 mil posições na memória. “Há formas de compactar ou codificar essa informação, mas, em geral, o áudio é grande e consome muitos recursos da memória”, explica o professor José Antônio Borges.
Peças da fala
Os fonemas são as unidades linguísticas da fala. O número de fonemas em um idioma varia entre 20 e 60, sendo que o português tem aproximadamente 40 fonemas. Já os fones são a realização acústica do fonemas, e seu número varia conforme a locução. No processamento de linguagem natural, surgem os difones, a última metade de um fone seguida pela primeira metade do próximo. Juntos, os difones formam o áudio sintetizado.

Para baixar o programa LianeTTS, acesse:
http://www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/

Fonte: Site SERPRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.