sexta-feira, 18 de novembro de 2011

RECALCULANDO A ROTA

Celso tem 47 anos e já é aposentado por tempo de serviço. Aos 42 anos, para triste surpresa de seu oftalmologista, não foi possível salvar a visão de seu olho direito, perdida para uma catarata. Daí começou a luta para salvar o outro olho, com várias intervenções cirúrgicas que conseguiram fixar a visão possível de 15% aos 47 anos.
Ele afirma que este resíduo de visão permite ainda caminhar independentemente pela rua. A empresa em que trabalhou oferecia bom plano particular de saúde, que deveria oferecer desde a primeira perda visual informações e preparo para a adaptação a um mundo de deficiente visual. Não aconteceu. Faz um mês que ele se inscreveu em centro de atendimento local, que ampara pessoas com deficiência visual, e já estava ansioso com a demora. Esta evolução previsível da enfermidade sem amparo preventivo (cinco anos em seu caso) é o retrato do desamparo social que propiciamos a estas pessoas, com nossa deficiência para enxergar tão fortes necessidades. Ele não sabe que só no mês de agosto foram vinte pessoas que buscaram a matrícula neste centro de atendimento. Não sabe também que a procura foi muito aumentada nos últimos tempos pelas pessoas que estão vivendo mais, e enxergando menos, também precisam de apoio técnico para sua visão residual. Não sabe que a espera pode chegar até a dois anos, com todo empenho e boa vontade possível. É técnico de menos (recursos de menos) e clientes demais. Encaminhamos para serviço alternativo também – o CEPRE/Unicamp. Sugerimos o Virtual Vision/ softer leitor de tela (do computador) – disponibilizado graciosamente pelas gerências do Banco Santander. Orientamos quanto à forma de obter o CID (número pessoal identificando qual a deficiência da pessoa), para o acesso a lei de cotas, daí nosso serviço poderá enviar seu currículo para as 54 empresas parceiras, em busca de vaga de trabalho adequada para suas eficiências (ele menciona necessidade de suplementar a renda da aposentadoria) Demos o endereço virtual de nosso blog informativo (veja acima), que contém muito material de seu interesse, acessível depois da instalação do Virtual Vision no computador de seu filho. E finalmente, orientamos este filho quanto à necessidade de leitura de jornais locais e nacionais, revistas de informação e do próprio blog para seu pai, aumentando a sensação de companheirismo e diminuindo a natural sensação de isolamento social. Tudo isto junto ajuda à reconfigurar nova rota de vida, com novos conhecimentos, novos amigos, novos espaços sociais, buscando anos de vida útil, feliz e produtiva. “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.” – José Saramago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.