quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Assim não dá!

Atender individualmente só quem tem deficiência

Tatiana Pinheiro. Com reportagem de Rita Trevisan

Todos os alunos precisam ter suas especificidades atendidas. Os que apresentam deficiência devem receber Atendimento Educacional Especializado (AEE), tomando como base a perspectiva da inclusão. Eles devem se encaixar em um destes três grandes grupos: o das deficiências (intelectual, auditiva, visual, física ou múltipla), o das altas habilidades (que engloba aqueles popularmente conhecidos como superdotados) e o dos transtornos globais de desenvolvimento (em geral, caracterizados por condutas típicas, como a do autista). Esses jovens e crianças têm o direito de receber um atendimento oferecido de forma paralela e integrada às aulas regulares.Por outro lado, os que, em algum momento da escolarização, não têm sucesso na aprendizagem também podem ser beneficiados por um atendimento individualizado. É responsabilidade da escola desenvolver recursos para que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender. Se o estudante manifesta características de hiperatividade ou atraso no desenvolvimento da fala, por exemplo, não deve ser encaminhado a uma sala especial. No entanto, é interessante que o professor ofereça estratégias para garantir a aprendizagem. É importante ressaltar: a conduta do educador em classe não deve, necessariamente, estar atrelada a um diagnóstico médico. Tanto os estudantes com algum tipo de deficiência como aqueles que apresentam atraso em relação aos demais precisam ser atendidos de acordo com as suas necessidades.

Consultoria Daniela Alonso, psicopedagoga, assessora para Educação inclusiva e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.