quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

JARDIM BOTÂNICO PLANTARUM, EM NOVA ODESSA E PESSOA COM DEFICIÊNCIA



Estive em visita a este jardim, com um olhar também técnico e acho importante acrescentar:

- Pessoas com deficiência são bem vindas, mas pedem o apoio de acompanhante, pois não dispõem de funcionários que possam exercer esta função.
- Usuários de cadeiras de rodas ou pessoas com dificuldades de locomoção encontrão rampas suaves, acessíveis, assim como caminhos planos, largos e abundantes em todo o jardim.
- O casarão central (onde está o restaurante) conta com banheiro acessível. Há cafeteria com lanches e afins.
- É permitido caminhar no gramado.
- Há “jardim dos sentidos” com barras de apoio, e canteiros elevados, em que pessoas com cadeiras de rodas, mobilidade reduzida e deficiente visuais (além de crianças) podem tocar e cheirar plantas decorativas e medicinais em segurança. Os organizadores alertam que algumas plantas e suas partes (flores, folhas, frutos, sementes e espinhos) podem causar intoxicação e ferimentos.
- O estacionamento é interno e arborizado. Não há lixeiras nos jardins, pedem que os visitantes levem lixo eventual até as lixeiras presentes no casarão e lanchonete.
- Contam com herbário e biblioteca especializada, para pesquisadores cadastrados.
- O jardim tem 80 mil m², com cerca de dezesseis jardins temáticos, muito bem cuidados, com mais de 3.500 espécies vegetais, com grande (e profundo) lago central e três belas estátuas de bronze decorando o ambiente (bailarina, pescador, florista).
- Comercializam algumas mudas de plantas.

VISITAÇÃO

Av Brasil, 2000, Nova Odessa, São Paulo
Aberto de quinta-feira à domingo, feriados inclusive, das 9:00 às 17:00
Ingresso : R$ 20,00 (meia entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos).
Crianças de até 5 anos não pagam.
Telefone : (19) 3466 5587
plantarum@plantarum.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.