quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Assimetria craniana, uma deformidade em bebês

Ana Carolina Leal

Segundo estatísticas, aproximadamente 12% das crianças de todo o mundo nascem com algum tipo de assimetria na cabeça
Ana Luiza Pietrobon, hoje com 1 ano e 8 meses, terminou o tratamento para corrigir uma assimetria na cabeça no começo do ano. Durante dois meses, a pequena teve que usar uma órtese 23 horas por dia, tirando apenas para tomar banho e para a higiene do capacete. Mas qual exatamente é o problema dessa criança?

Aproximadamente 12% das crianças nascem com algum tipo de assimetria na cabeça

Ana Luiza sofria de plagiocefalia posicional, doença que deixa a cabeça do bebê torta e desproporcional. Além do prejuízo estético, pode haver consequências mais sérias, como dificuldade de aprendizado e, em casos mais graves, problemas de alinhamento dentário e duplicidade visual.
Percebendo que a cabeça da filha era mais achatadinha, os pais Yara Blanco e Thiago Pietrobon, ambos com 31 anos, buscaram ajuda com dois pediatras. Mas foram surpreendidos com a resposta de que a assimetria era normal.
Insatisfeita, Yara buscou informações na internet. Foi quando descobriu que havia uma clínica especializada no atendimento desse tipo de doença, em São Paulo.

Órtese

"Quando procuramos o médico minha filha tinha 8 meses. Ela iniciou o tratamento com 10 meses. Foi super tranquilo. A cada 15 dias tínhamos que levá-la à clínica para o acompanhamento. Nessas consultas eram feitos ajustes na peça (órtese) para que o tratamento seguisse de forma adequada", afirmou Yara. A família mora em Americana.
Sobre os custos, a bióloga disse ser um tratamento caro. "Os planos de saúde não cobrem, mas é um gasto que vale a pena".

12% das crianças nascem com assimetria

Assim como Ana Luiza, aproximadamente 12% das crianças nascem com algum tipo de assimetria na cabeça. Desse total, 3% merecem algum tipo de intervenção, e o restante regride naturalmente. Além disso, 54% das crianças gêmeas também nascem com assimetrias. Segundo o neurocirurgião e um dos fundadores da única clínica especializada no tratamento da doença, no Brasil, Gerd Schreen, a plagiocefalia posicional pode ocorrer por causa do posicionamento intrauterino, em função de um parto mais complicado e ou na gestação de gêmeos. Após o nascimento, a assimetria também pode se desenvolver pelo posicionamento viciado em uma região da cabeça do bebê, seja na hora de dormir ou pelo torcicolo congênito.
Diagnóstico tem que ser precoce

Segundo o neurocirurgião Gerd Schreen, é fundamental que a assimetria seja identificada antes de a criança completar 1 ano e 6 meses, como foi no caso de Ana Luiza. Caso contrário, a órtese não pode mais corrigir a assimetria e, em alguns casos, é necessária a intervenção cirúrgica, que segundo o médico oferece grande risco. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico (www.cranialcare.com.br).

Fonte: O Liberal, 19 de novembro de 2011


Obs: Material veiculado em janeiro de 2012, devido a reestruturação interna do serviço

9 comentários:

  1. Apesar de existir apenas 1 clinica para tratamento em São Paulo, existe também o tratamento feito através da AACD, (bem mais barato e acessível), que poucos conhecem mas procure um bom Neurocirurgião e informe-se.

    ResponderExcluir
  2. Olá!Presenciei de perto o tratamento da plagiocefalia e não conheço ninguém que tenha feito o tratamento na AACD com resultados efetivos... Apesar do custo ser mais alto na Cranial Care, eles documentam os resultados e são a única clínica no Brasil com profissionais realmente treinados especificamente nessa técnica. E quanto à órtese, é só comparar que dá pra perceber a enorme diferença de qualidade... Para o meu filho, não pensei duas vezes, pois quero o melhor para ele! Ah, e tem mais um detalhe importante: na AACD vc precisa colocar na conta também os valores gastos nas consultas com o neurocirurgião que são sempre cobradas a parte, e não são baratos!
    Concordo que um bom Neurocirurgião seguramente indicará a melhor opção, pois foi esse o meu caso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qual o valor aproximado que vc gastou com o tratamento do seu filho?

      Excluir
    2. Quem não quer o melhor para o seu filho??!!! Infelizmente, nem sempre o querer e poder .... Ainda mais com uma economia devastada como a nossa. Fui orientada por um professor Doutor _ Neurocirurgião de uma renomada faculdade do país, o qual informou que a AACD e uma instituição seríssima e com capacidade suficiente para confeccionar uma órtese que atenda perfeitamente a necessidade do bebê. Em 2019, a clínica famosa de São Paulo cobra quase 15 mil Reais pelo tratamento completo parcelado em até 5 vezes. Já ouvi diversas histórias de que ligam tocando o terror e insistindo que o seu filho terá inúmeros problemas caso não faca a utilização da órtese, dando inclusive um prazo máximo de alguns dias pra vc se decidir. Felizmente, isso não e verdade. E um problema estético, e segundo estudos científicos comprovados, não acarreta problemas mais sérios relacionados ao quadro.
      Informações recentes e muito importantes para os pais que estão no desespero, pois óbvio, sempre colocaremos nossos filhos a frente de tudo.
      Já pedi o orçamento na AACD e estou aguardando retorno. Muito confiante que dará tudo certo!!!

      Excluir
  3. Cuidado com os comentários desse anônimo do dia 27. Em todas as páginas do assunto ele critica a aacd e enaltece a Cranial Care. Isso ta com cara de dono ou funcionário. Pesquise todas as opções

    ResponderExcluir
  4. fiz o tratamento na aacd e foi perfeito! funciona sim!

    ResponderExcluir
  5. Quanto tempo ficou de capacete?
    Fez com o dr. Sergio Cavalheiro?
    Me responda por favor.
    nandda.alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá mamães,

    Tenho experiência com o assunto, pois meu bebe ta usando o capacetinho. Por informações erradas procurei a clínica Cranial Care. Moro na Bahia e procurei a clínica porque pensei que fosse a única no Brasil. O que eu não sabia é que o médico fundador da clínica não estava mais lá, ele fundou uma nova clínica (a Heads), e agora quem administra a cranial care é um advogado: Eduardo.

    Resultado: tive graves problemas com o tratamento de meu bebe na clínica Cranial Care, pois dos tres retornos marcados, remarcaram 2 mesmo sabendo que eu já havia comprado passagens aéreas para o dia marcado. E o terceiro nem me atenderam, pior fecharam a clínica e nem sequer telefonaram pra me pra avisar.

    Eu só soube que a clínica tinha fechado porque a fisioterapeuta de lá me enviou email dizendo que a clínica fechou e que esse eduardo não pagava a ela fazia 2 meses. Um horror, né? E o que eu tinha com isso. Havia Pago R$ 12.500,00 no tratamento, e agora bateu o desespero.

    Nessa altura já sabia que existia a clínica Heads e o dr Gerd, então telefonei pra lá, e o dr Gerd que estava em consulta, me retornou prontamente, e de forma generosa me ajudou aceitando continuar o tratamento de meu filho.
    E acreditem, com apenas 1 mês de tratamento na Heads tivemos resultado que na outra clínica não teve em 3 meses.
    A clínica Heads sim tem estrutura e é adequada pra receber os bebes e tratá-los. Tem profissionais competentes, e todos os pais lá ficam satisfeitos com o tratamento.
    Coloco esse ALERTA porque o que aconteceu comigo foi muito triste, e pra que outros pais e mães não cometam o mesmo erro que eu.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá mamães,

    Tenho experiência com o assunto, pois meu bebe ta usando o capacetinho. Por informações erradas procurei a clínica Cranial Care. Moro na Bahia e procurei a clínica porque pensei que fosse a única no Brasil. O que eu não sabia é que o médico fundador da clínica não estava mais lá, ele fundou uma nova clínica (a Heads), e agora quem administra a cranial care é um advogado: Eduardo.

    Resultado: tive graves problemas com o tratamento de meu bebe na clínica Cranial Care, pois dos tres retornos marcados, remarcaram 2 mesmo sabendo que eu já havia comprado passagens aéreas para o dia marcado. E o terceiro nem me atenderam, pior fecharam a clínica e nem sequer telefonaram pra me pra avisar.

    Eu só soube que a clínica tinha fechado porque a fisioterapeuta de lá me enviou email dizendo que a clínica fechou e que esse eduardo não pagava a ela fazia 2 meses. Um horror, né? E o que eu tinha com isso. Havia Pago R$ 12.500,00 no tratamento, e agora bateu o desespero.

    Nessa altura já sabia que existia a clínica Heads e o dr Gerd, então telefonei pra lá, e o dr Gerd que estava em consulta, me retornou prontamente, e de forma generosa me ajudou aceitando continuar o tratamento de meu filho.
    E acreditem, com apenas 1 mês de tratamento na Heads tivemos resultado que na outra clínica não teve em 3 meses.
    A clínica Heads sim tem estrutura e é adequada pra receber os bebes e tratá-los. Tem profissionais competentes, e todos os pais lá ficam satisfeitos com o tratamento.
    Coloco esse ALERTA porque o que aconteceu comigo foi muito triste, e pra que outros pais e mães não cometam o mesmo erro que eu.
    bjos

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.