quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

'Epidemia' de diabetes pode elevar casos de tuberculose

DENISE MENCHEN

O aumento do número de pessoas com diabetes pode levar ao crescimento dos casos de tuberculose ou, pelo menos, dificultar o enfrentamento da doença.

O alerta foi feito ontem pela União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, em Lille, na França. A cidade sedia, a partir desta quinta-feira, a 42ª Conferência Mundial sobre Saúde Pulmonar.

Neste ano, a União lançou, em conjunto com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação para que pacientes que apresentem qualquer uma dessas doenças sejam avaliados para verificar se a outra também está presente. O procedimento, porém, ainda não é comum na maioria dos países.

De acordo com Anthony Harries, diretor do departamento de pesquisa da união e professor honorário da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, estudos mostram que o diabetes eleva em até três vezes o risco de uma pessoa contrair tuberculose. Isso porque o diabetes causa alterações no sistema imunológico do paciente, que perde parte da capacidade de se proteger contra a bactéria que causa a tuberculose.

Estima-se que, em 2010, havia no mundo 285 milhões de pessoas com diabetes. Já o número de infectados pelo bacilo da tuberculose chega a 2 bilhões. Apenas entre 5% e 15% deles, porém, vão desenvolver a doença infecciosa em algum momento da vida. Entre os fatores de risco estão a Aids, o tabagismo e a má nutrição, além do diabetes.

A transmissão do bacilo para terceiros, por meio de gotículas expelidas pela tosse, por espirros ou pela fala, só ocorre quando a doença está ativa e atinge os pulmões do doente, em casos mais raros, a bactéria afeta outras partes do corpo, como a meninge. Normalmente, o potencial de transmissão é interrompido após duas semanas de tratamento.

Estudos apontam, porém, que esse período é mais longo em pacientes com diabetes. Além disso, esse grupo corre maior risco de ter casos repetidos de tuberculose e tem mais chances de morrer pela doença.
"O diabetes ameaça o controle da tuberculose", diz Harries.

Para ele, países como o Brasil, que em 2010 registrou 37,04 casos de tuberculose por cem mil habitantes, podem sofrer um aumento na incidência da doença por causa da elevação do número de casos de diabetes, associado à obesidade.

O especialista diz, porém, que é preciso realizar novos estudos para ver qual a conduta mais adequada em relação aos pacientes com as duas doenças. Uma das alternativas é ampliar a duração do tratamento, normalmente feito em seis meses, para evitar a reincidência e diminuir as chances de transmissão.

Fonte: Folha de São Paulo, 27 de outubro de 2011

Obs: Material veiculado em janeiro de 2012, devido a reestruturação interna do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.