terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hepatite C e Depressão

Eloiza Quintela

Em diversos estudos analisados reportam sistematicamente um aumento da incidência de depressão nos portadores (com valores entre os 5.7% e 45%), assim como uma associação estatisticamente significativa entre depressão e dimensões tais como percepção da doença, incapacidade funcional, diminuição da qualidade de vida, gravidade da fadiga e presença de comorbilidade psiquiátrica ativa.
  
O impacto psicológico decorrente do conhecimento do diagnóstico da infecção por hepatite C e aos efeitos diretos do próprio vírus no Sistema Nervoso Central ( ex: através de citoquinas).

A infecção pelo vírus da Hepatite C (VHC) representa atualmente uma situação pandêmica, tendo sido estimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que 3% da população mundial (aproximadamente 170 milhões de indivíduos) se encontravam infectados pelo VHC em 1991.

A prevalência da infecção por VHC nos EUA foi estimada em 1.8%. No Brasil, Focaccia e Col em 1988, estimaram a prevalência no Brasil  de 1,5%.

De acordo com os dados mais recentes, a via mais comum de transmissão do HCV está relacionada com o uso de sangue e derivados, drogas por via endovenosa, a qual tem vindo gradualmente a substituir a transfusão sanguínea como o mecanismo mais comum de transmissão do agente infeccioso nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos esta via de transmissão é responsável por cerca de 2/3 de todos os casos de Hepatite C, verificando-se que aproximadamente 90% dos toxico dependentes por via endovenosa se encontram infectados por VHC após cinco anos de consumo regular de drogas.

A transmissão sexual não é um mecanismo comum, tendo-se encontrado uma prevalência estimada de apenas 1.5% nos parceiros sexuais de indivíduos com Hepatite C.

A progressão para Hepatite C crônica ocorre em 50 a 85% dos casos, com um curso insidioso e prolongado nos primeiros 20 anos. A hepatite moderada a grave desenvolve-se em 1/3 dos doentes 20 anos após a infecção, e a cirrose ocorre em 15 a 20% dos doentes com hepatite C crônica.

Para ler esta matéria na íntegra, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.