terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.
Trata-se de um problema que se pode prevenir na grande maioria das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.
O CVV assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão, ação esta que passou a merecer mais empenho nesses últimos anos.
Reunimos aqui textos, estudos e discussões a respeito do tema. Queremos a sua colaboração, seja você um pesquisador, profissional da saúde, educador, pessoa impactada diretamente pelo problema ou, simplesmente, um interessado pela vida humana.

Manuais para Prevenção do Suicídio 

Manual de Prevenção do Suicídio para Profissionais de Saúde Mental (OMS - Organização Mundial da Saúde / OPAS / Unicamp) - download

Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores (OMS - Organização Mundial da Saúde) - download

Cartilha para Profissionais da Imprensa. Comportamento Suicida: Conhecer para Prevenir (OMS e Associação Brasileira de Psiquiatria) - download
  
Portarias

Portaria 1879 de 2006 - Política Pública de Prevenção do Suicídio (Ministério da Saúde) - download

Fonte: Site do CVV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.