quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto garante atendimento gratuito a diabético no Rio

GIULIANA MIRANDA
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Uma iniciativa pioneira tenta evitar que jovens diabéticos tenham complicações ou até percam a visão devido às longas filas de espera por atendimento oftalmológico no sistema público de saúde.
O projeto criou uma rede paralela para agendamento de consultas e está mobilizando médicos dispostos a ajudar gratuitamente.

Os especialistas cadastrados atendem, em seus consultórios, dois pacientes por mês. Podem se beneficiar os diabéticos com até 30 anos.

Por enquanto, o sistema só funciona no Rio de Janeiro, mas a ideia é levá-lo para todo o país.
O projeto "Oftalmologista Amigo do Jovem com Diabetes" já tem 50 cadastrados no Estado e recebeu o apoio de diversos artistas, como Ana Carolina e Paula Toller, que têm diabetes.

Os problemas de visão são uma das principais consequências do diabetes. Estima-se que 90% dos pacientes, após 20 anos do diagnóstico da doença, tenham algum problema ocular.

Como o diabetes tipo 1 costuma se manifestar ainda na infância, muitos jovens já enfrentam complicações da doença. Por isso, é importante que os diabéticos façam o exame de fundo do olho pelo menos uma vez por ano.

"A demora no atendimento pode custar a visão de um jovem", diz a endocrinologista Solange Travassos, diretora da União das Associações de Diabéticos do Estado do Rio de Janeiro, entidade que está à frente do projeto.

Os oftalmologistas interessados em participar e os pacientes que queiram agendar uma consulta devem acessar http://www.uaderj.org.br/wpress/

"A retinopatia é silenciosa. Muitos só descobrem que têm quando há uma lesão grave", diz o endocrinologista da USP Freddy Eliaschewitz, em evento que reuniu especialistas ontem no Rio.


CONTROLE DO NÍVEL DE AÇÚCAR
Na ocasião, foi apresentado também um aplicativo (app) para celular, batizado de Diamigo, que ajuda o diabético a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Nele, o usuário tem à disposição uma lista com vários alimentos. Basta selecionar a quantidade e o fator de correção (descrito pelo médico) e o app calcula a proporção de insulina necessária.
O aplicativo poderá ser baixado na loja oficial de aplicativos da Apple a partir do dia 10 para iPhone e iPod. A versão para iPad e Android deve sair até o fim do ano.
O Diamigo tem a tabela de contagem de carboidratos oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes e é gratuito.

Fonte: www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude  24/03/2012 - 20h40

A jornalista GIULIANA MIRANDA viajou a convite da Sanofi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.