quarta-feira, 18 de abril de 2012

"DEPOIS DE EMPREGADO" : Relato dos resultados de uma oportunidade de emprego justa e merecida.

Meu nome é Jean. Minha história de deficiência congênita (um acidente vascular cerebral quando eu ainda estava sendo gerado) já foi contada aqui. Texto integral no blog acima citado, o título é “O Piadista”.

Gosto de contar piadas (e de ouvir também). Quando conseguimos rir junto com alguém, com situação de desfecho completamente inesperada, em segundos somos mais companheiros, irmanados no riso. Quebra o gelo. É também forma rápida de mostrar que a pequena lentidão que eu tenho é só física, mais pronunciada em meu braço direito, minha inteligência sempre foi muito boa, aprendo o que quero e rápido. Tenho ótimo relacionamento com todos os meus colegas de trabalho.

Já terminei o segundo grau, e agora sonho com faculdade, Ciências Contábeis. Eu estava encontrando muita dificuldade para achar emprego e somente com ajuda especializada na área cheguei à firma que me colocou faz quase um ano como operador de máquina de corte a laser. Apostou em mim, mesmo sabendo que eu só poderia usar um de meus braços para a tarefa.

Minha produção é a mesma que a de um funcionário que opera a máquina com os dois braços. É importante lembrar que cada pessoa com deficiência é um arranjo de potencialidades e de limitações único – há que observar cuidadosamente suas capacidades, ouvir a opinião do médico do trabalho, para encontrar a função em que poderá ser útil.

O resultado de minha inclusão é tão bom que pediram minha permissão para me filmar trabalhando, para uso interno de empresa, mostrando como é possível integrar. Permiti, pois quero ser um incentivo para esta prática. Incluir com cuidado e responsabilidade traz lucro social para todos os envolvidos. Sem Falar de outros lucros – sou pessoa produtiva!Tenho dezoito anos e é uma grande satisfação poder sair com meus amigos sem precisar mais pedir dinheiro para os meus pais.

É uma delicia poder comprar com o produto do meu trabalho minhas roupas e os livros de estudo e de aventuras que eu quero ler. E também pagar minha internet, além de poupar para custear minha faculdade, no futuro. Estou tão contente com esta oportunidade que já encaminhei cerca de seis ou sete currículos de amigos de meu bairro que também querem trabalho na mesma firma. Encontrei a chance à que eu tinha direito e mostrei meu valor. “Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”  -  Hermann Hesse.

O primeiro artigo de Jean: O Piadista


Caso real. Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga e diretora da Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, colaboradora do LIBERAL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.