segunda-feira, 7 de maio de 2012

DEFICIENTES: Ministério da Saúde investe cerca de 250 milhões de reais a mais para atendimento

O Ministério da Saúde vai investir mais cerca de 250 milhões de reais no atendimento das pessoas com deficiência física ou mental. No ano passado, o valor dos investimentos chegou a 641 milhões. Esse dinheiro é repassado aos municípios, que constroem centros de reabilitação. O ministério lançou medidas que garantem a construção ou a reforma desses em todo o País para atender pessoas com problemas para se locomover, enxergar, escutar e também com deficiência mental. A ação faz parte do plano Viver sem Limites, lançado em 2011 pelo Governo Federal. A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência do ministério, Vera Mendes, diz que a medida amplia o serviço prestado atualmente na rede pública.

"É uma política que inexistia anteriormente. Porque anteriormente a gente só habilitava serviços de especialidades, ou seja, havia poucos serviços e os que existiam só estavam atendendo na especialidade e não na atenção básica, nem na hospitalar. Então essa portaria cresce, ela amplia muito, ela qualifica o atendimento e coloca o atendimento em rede".

A psicóloga, Vera Bayma, que vive desde os três anos de idade com um problema em uma das pernas considera a ação uma vitória para as pessoas que dependem de um equipamento para se locomover.

"Eu acho que vai alavancar a questão da cidadania mesmo. Quando você tem acessibilidade, a deficiência passa a não existir, porque te dá condições como cidadão de frequentar a todos os lugares e de ter acesso a tudo".

Para receber o dinheiro, os municípios devem elaborar projetos para construir esses centros de atendimento especializados em reabilitação. Os projetos devem ser aprovados pelo governo do estado e pelo próprio Ministério da Saúde. Com o projeto aprovado, o município começa a receber o dinheiro para as obras e compra de equipamentos. Segundo dados do IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência.

Reportagem, Alexandre Penido

Fonte: http://www.amazonasnoticias.com.br/component/content/article/7-esportes-a-saude/16020-deficientes-ministerio-da-saude-investe-cerca-de-250-milhoes-de-reais-a-mais-para-atendimento.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Um comentário:

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.