quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"É importante eles sentirem que tem algo a perder" - músico Mafá Nogueira

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4177:orquestra-formada-por-jovens-infratores-o-maestro-conseguiu&catid=63:bem

Orquestra formada por jovens infratores: o maestro conseguiu

  • PDF
 
orquestra_jovens_delinquentes
Catorze reeducandos da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), em Brasília, formam a Orquestra Plena Harmonia.
Sob a batuta do músico Mafá Nogueira eles descobriram uma nova perspectiva de vida com estilos musicais variados.
“A gente precisa valorizar esses meninos. O aplauso pode ser algo novo para eles”, disse o músico, que iniciou o projeto  em setembro de 2012.
Ele lembra que o jovem interno vive em um circulo de depreciação. 
”Em 2 ou 3 meses eles já estavam tocando, e a gente já conseguiu fazer as primeiras apresentações na comemoração do natal do ano passado 2012″. 
Dos 14 integrantes, dois são egressos da própria unidade e ficaram apaixonados pela iniciativa.
Os ensaios acontecem em horários variados, duas vezes por semana.
Além disso, o maestro separa uma hora  para fazer encontros individuais e cuidar de cada integrante. “O que eu sinto? Felicidade”, disse W.A, de 17 anos, para um filme produzido pela formanda em jornalismo Amanda Lima. “É importante eles sentirem que têm algo a perder. A música transforma a vida desses meninos”, disse o maestro. “Esse projeto oferece perspectiva profissionalização. São meninos analfabetos que passam a ler partitura”, afirmou Juliana Ferreira.
No primeiro ensaio de dezembro, os jovens assistiram ao filme que conta um pouco da história deles e ficaram emocionados.
O “maestro” teve a ideia do projeto quando ainda era voluntário.
Ele colocou a orquestra em prática depois de passar em um concurso para educador no lugar.
Com informações da Agência Uniceub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.