quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Pessoas idosas - porteiros são treinados para prestar ajuda

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
Condomínios do Rio e de São Paulo já oferecem interfones móveis (em forma de colar ou pulseira) para que o idoso carregue consigo e acione a portaria caso precise.
Porteiros também estão sendo treinados para atender os idosos em caso de emergência. O programa começou em Copacabana, no Rio, e, no ano passado, foi implantado em Higienópolis, em São Paulo.
Porteiros e zeladores têm aulas sobre cuidados que devem ter com os moradores. A ideia surgiu após uma pesquisa indicar que, no Rio, o porteiro era o melhor amigo do idoso.
"Muitas vezes, é a pessoa mais próxima, aquele que conversa e socorre na hora do aperto", diz o médico Alexandre Kalache, coordenador do projeto.
Durante o curso, os porteiros sentem na pele o processo do envelhecimento. Usam pesos nas pernas e braços, óculos que distorcem a visão e aparelhos auriculares que diminuem a audição.
No início, fazem um diagnóstico de quantos são e como vivem os idosos dos prédios e identificam se há obstáculos que dificultam o acesso.
Depois, passam pelas vivências de "como ser velho". Por fim, montam uma agenda de contatos úteis para emergências. "É o nosso projeto de teleassistência tupiniquim", compara Kalache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.